segunda-feira, 6 de agosto de 2012

BELEZA: Cuidados na hora de depilar

Responda rápido: o que fideliza a cliente na hora da depilação? Se você respondeu tornar o processo doloridíssimo (sim, não adianta dizer que não vai doer nada) o menos incômodo possível, acertou. O problema é saber como fazer isso com propriedade, ou seja, ter realmente um conhecimento de causa tanto na hora de executar a tarefa quanto no momento em que surgem as perguntas sobre o processo. Para isso, pedimos especialista em depilação do Golden Hair, Conceição Alessandra, apontar quais são os principais cuidados a serem tomados para preparar a pele e garantir uma depilação sem queimaduras, dor ou alergias:


  • a depiladora deve estar com máscara e luvas;
  • a pele deve estar bem esticada para evitar flacidez no momento que a cera é puxada;
  • a pele deve estar muito limpa (sem resíduos de hidratantes, óleos ou sujeira);
  • a temperatura da cera quente deve ser regulada para evitar queimaduras;
  • use sempre ceras descartáveis;
  • escolha sempre os produtos indicados para o seu tipo de pele;
  • fique atenta se a sua depiladora avaliou do tipo de seus pêlos para garantir que ela saberá qual é o método mais indicado;
  • o pêlo deve ser puxado paralelo à pele (e não pra cima);
  • tome muito cuidado com as ceras feitas em casa com açúcar, mel e limão. Há risco de ganhar uma queimadura;
  • faça esfoliação na pele três dias antes de depilar e três dias depois. Isso evita a foliculite (pêlos encravados);
  • Use as loções pós depilação. Elas ajudam a cicatrizar e regenerar a pele.
De acordo com Conceição, "as axilas, virilha e os braços são áreas sensíveis e por isso, merecem produtos específicos e que proporcionem uma depilação mais duradoura e menos dolorida. O uso de uma cera especial para áreas sensíveis (disponíveis nas lojas e em salões de beleza) é o mais indicado por inibir o crescimento e melhorar o aspecto da pele. Antes de fazer a depilação, a profissional deve analisar as condições da pele e só então determinar qual é o procedimento mais indicado",explica.

Vamos tirar outras dúvidas?


1. Cera quente causa varizes?
Não. As ceras depilatórias – fria, morna ou quente – têm ação apenas superficial. As veias e vasinhos ficam localizados muito abaixo da hipoderme, ou seja, a temperatura não provoca nenhum problema. Porém, clientes que sofrem com varizes de grosso calibre, escuras e com muito relevo, costumam ter o local inchado e naturalmente dolorido. Por isso, a fim de evitar desconfortos, ela deve consultar o médico antes de fazer a depilação.

2. Depilar a quente dói menos que a frio?
Sim. Além de atuar como relaxante, a cera quente dilata os poros facilitando a retirada do pêlo. Por isso, pessoas com alta sensibilidade devem ser atendidas com esse tipo de produto.

3. É preciso esperar 30 dias para repetir a depilação?
Isso é falso. Os pêlos têm diferentes velocidades de crescimento. Portanto, após 15 a 20 dias, já existem, em geral, fios suficientes para uma nova depilação. “Além disso, 28 dias é o tempo para a pele se reepitelizar quando existe um processo ablativo, que fere sua superfície. Não é o caso da depilação com cera, desde que corretamente realizada”, explica Conceição.

4. A cera deixa os pêlos mais finos?
Não. Mas, por conta das diferentes velocidades de crescimento dos pêlos, têm-se a impressão de que eles diminuem com o tempo.

5. Quem tem alergias cutâneas pode depilar com cera quente?
Depende. Se a cliente sofre de eczema atópico (asma da pele) é muito importante nunca depilar uma área irritada. Além disso, é preciso checar se há histórico de alergia a algum dos componentes do produto.

6. A cera quente faz os pêlos crescerem mais depressa do que a cera fria?
Não importa o método usado. Toda retirada dos pêlos pela raiz faz com que eles levem, em média, de 20 a 25 dias para crescerem novamente.

"Cuide da sua pele em todas as estações. Fique linda!"


Mais informações no GOLDEN HAIR 
Fone: 3572-2012

Nenhum comentário: